a funky experience

i want to
i want to be someone else or i'll explode
floating upon the surface for
the birds, the birds, the birds

terça-feira, 10 de abril de 2007

 
São Bernardo do Campo fica no Leste Europeu

Descobri, finalmente eu descobri.

Depois de tanto tempo admirando e pensando a respeito da arquitetura das cidades do ABC, depois de ter visitado Santo André, depois de ter visto uma parte do caminho de São Bernardo do Campo para São Paulo, finalmente descendo no Parque Dom Pedro II, pegando o metrô, vendo a paisagem, finalmente descobri.

Descobri o que me chama tanto a atenção por aqui: as cidades me remetem a uma imagem mental do que seriam as cidades do Leste Europeu à época da Guerra Fria, com praças amplas, ruas largas, pessoas caladas, locais ermos, arquitetura fria, pouco convidativa.

Talvez tenha sido Santo André o local que tenha mais me chamado a atenção para isso. Não sei explicar bem, como disse antes, é uma coisa que agora vem à minha cabeça muito claramente, mas que anteriormente me passava apenas uma idéia de desconforto, como se tudo ali não me pertencesse, imageticamente falando. Falo de imagética por que é a construção das imagens, como as imagens desses lugares são construídas para mim, como esses ambientes me são não reais, mas percepções adquiridas em viagens de ônibus calado, olhando para as ruas pela janela.

Agora que os dias têm sido mais frios, com o tempo nublado que está, fica mais simples ainda de ter esse tipo de percepção. Tudo fica mais sóbrio, as pessoas ficam mais quietas, não saem tanto na rua, tudo fica um pouco mais calmo e um pouco mais sombrio. O céu, nas noites, fica até parecido com o céu que tanto me encanta aí em Teresina [engraçado que o pôr-do-sol aqui tem tons dourados...], e aumenta a sensação de vazio espacial. Você pode andar muitas e muitas quadras até cruzar com alguém que te olhe nos olhos.

O Grande ABC me parece muito, de verdade, com a imagem que eu tenho na minha cabeça, a imagem recorrente e mais do que verdadeira do que eram as cidades do Leste Europeu à época da Guerra Fria: gélida, distante e impessoal. O pior é que, de uma maneira ou de outra, eu ainda me sinto meio que em casa.

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   setembro 2008  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]