a funky experience

i want to
i want to be someone else or i'll explode
floating upon the surface for
the birds, the birds, the birds

quarta-feira, 18 de abril de 2007

 
Reflexões ao despertar

Uma das coisas mais complicadas que pode acontecer na vida de qualquer ser humano é obedecer ao coração ou a mente no lugar dos instintos.

Dizem que é isso que faz da gente não só uma colônia meio organizada de bichos muito loucos, mas exatamente seres humanos.

Duvido. Juro que duvido. Às vezes, resistir aos instintos é não só uma prova de que você não é só uma massa humanóide rodando que nem peru doido por aí. É um atestado de que você tem algo de santo.

É como já dizia um professor meu: a lei foi feita para o homem, e não o homem para a lei. Essa é uma filosofia de outro cara, provavelmente do Boff, e não dele, mas tudo bem. Acho que eu não vou ficar com peso na consciência.

Essa busca torta pela santidade faz de nós, reles mortais, um pouco mais interessantes. Corrijo-me... essa busca pela santidade não, essa resistência aos instintos. Resistir, seja por meios físicos, psicológicos ou mentais, é um mérito a ser aplaudido de pé. Uma salva de palmas, por favor.

Outra questão que me instiga muito é a capacidade do ser humano de sentir culpa, e isso pensar tanto sobre os seus ombros como um espírito maligno ou um bigorna. E sente-se culpa por tudo, no fundo no fundo, sente-se culpa por tudo. Pelo cigarro fumado, pelas contas, pelo minuto extra na rua, pela palavra a menos no trabalho, pelo bom dia boa tarde boa noite que não se fala.

Sentir culpa é algo inerente ao human being, homem, eu tu ele, ainda mais e principalmente num país católico como o Brasil. Ser criado sob a égide [hahaha] do catolicismo nos faz assim, gaiatos pra caralho. Sentimos culpa por tudo que nosso senhor jesus cristo põe no mundo, desde a bituca de cigarro que cai no lugar errado até aquela dada sem camisinha.

E nesse primeiro volume das minhas “Reflexões ao Despertar”, há uma necessidade de se completar o texto com a produção anterior, “Reflexões durante um porre de Mangueira com Cajuína”, vide a interligação clara e óbvia das duas temáticas.

Certa vez um professor meu de português me perguntou, durante uma aula, de modo bem jogral, o que o homem seria caso a mulher não existisse. Eu, sabiamente, aos meus 14 anos [por favor, leiam as entrelinhas!], disse que sem a mulher, o homem seria apenas uma massa disforme vagando pela terra.

Ao fim da minha filosofada sem noção e altamente canastrona [já aos 14 anos, que orgulho!], um sorriso de aprovação.

Mas alguém já pensou que o Homem é um ser filho da outra o suficiente para destruir o mundo só por tesão guardado? E não adianta vir com papinho de que mulher sabe se segurar, não sente tanta falta, compensa com chocolate. O caralho! O Homem é um ser tosco, culpado e instintivo. Graças a deus a gente ambiciona uma salvação [é?], por que já se nasce pecador, pode ter certeza.

Mas aí é que vem certa graça da vida. Já se nasce com tanta coisa contando contra [ou a favor, depende de que cartilha você reza], que subverter a ordem das coisas pode ser interessante. O Homem também é subversivo, toma cerveja de manhã, fuma, trepa, também em árvore, uma confusão.

Maravilhoso, não?

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   setembro 2007   outubro 2007   novembro 2007   dezembro 2007   janeiro 2008   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   maio 2008   junho 2008   julho 2008   agosto 2008   setembro 2008  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]