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Será se eu consigo transformar isso tudo em um tema de mestrado!? :S
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Transação da música ‘alternativa’ para o público de massa. Como a comunicação influi nisso?
O Rock iniciou-se como música jovem, revolucionário, mal visto pelas gerações mais velhas e que terminou por tornar-se um fenômeno pop. Isso iniciou-se na década de 50, continuou nas décadas de 60 e 70, passou por uma aceitação maior nas décadas de 80 e 90, para enfim ser tratado como mais um gênero musical.
Como a comunicação incentiva, facilita, promove essa adaptação/transformação/absorção?
Não só com o rock, mas com o samba [no início do século XX], o funk [no fim do mesmo século], forró, música eletrônica... são várias as possibilidades de exemplos.
Esses ritmos nasceram em ambientes específicos e o interesse despertado por eles e para eles faz com que as barreiras naturais [ou impostas] sejam quebradas.
Naturais – local de veiculação/idioma
Impostas – Preconceitos/Limitações sociais
A divulgação [publicidade] e o jornalismo têm participação nisso? Como a comunicação explica esse fenômeno?
Indústria cultural, para a repetição massiva do mesmo conteúdo fragmentado em diferentes grupos e artistas. Quando a indústria cultural ‘larga o osso’ para que a música atinja um patamar em que não há mais contestação da sua ‘qualidade’?
Estudos culturais... como eles agem?
Culturas reprimidas, “diminuídas”, elevam-se para representar seu meio?
Exemplo: bandas grandes de forró que caem de moda migram para outros centros.
Literatura: Mal-estar da Cultura, Sigmundo Freud
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Fez algum sentido? Nem pra mim...